CICH

Centro de Investigação em Ciências Históricas

Investigação

Linha de investigaçãoHistória e Cultura das Organizações: Passado, Presente e Futuro.
Equipa:

Prof. Doutor José Amado Mendes – Coord.

Prof. Doutor Miguel Figueira de Faria – Coord.

Dra. Cristina Dias

Dr. Duarte Freitas

Dra. Anabela Escobar

Dra. Marta Cruz

Projecto: Guia de História Financeira em Portugal, séculos XIX e XX.

Objectivos: Levantamento e compilação exaustivos de um vasto leque de fontes manuscritas e impressas centradas na área da Banca e Seguros.

Recolha de informação para servir de instrumento de consulta para os investigadores e docentes que se dediquem à história económica e, em especial, à história empresarial ou a interessados na área das instituições bancárias e seguradoras.

Resultado de imagem para linha de divisão

Linha de InvestigaçãoUrbanismo e Monumentos Públicos.

Equipa:

Prof. Doutor Miguel Figueira de Faria – Coord.

Doutora Charlotte Chastel-Rousseau – Coord.

Prof. Doutora Aline Galasch-Hall de Beuvink

Arqª. Mestre Raquel Medina Cabeças

 

Projecto: Tradução, Edição crítica e Ensaios da obra de Joaquim Machado de Castro, “Descripção Analytica da Execução da Real Estatua Equestre do Senhor Rei Fidelissimo D. José I…”, Lisboa, 1810.

Objectivos: Dada a relevância histórica desta obra, por se tratar da descrição pormenorizada da execução de uma estátua equestre, neste caso em particular, a mais significativa de Portugal, este projecto visa a tradução para inglês da obra do escultor Joaquim Machado Castro (1731-1822). Esta obra, além da tradução, será ainda complementada por um ensaio introdutório e crítico para uma melhor contextualização e entendimento do estado-da-arte. Este projecto permitirá internacionalizar o trabalho do escultor Joaquim Machado Castro, essencial aos historiadores que estudam a estatuária equestre das praças reais.

Resultado de imagem para linha de divisão

Linha de investigaçãoTratados, nomenclaturas náuticas e construções navais europeias do séc. XVI ao Séc. XVIII.

Equipa:
Prof. Doutor Adolfo Silveira Martins – Coord.

Objectivos: Conhecer a tipologia dos navios dos séculos XVI e XVII, suas características, componentes assim como delinear os processos e regras construtivas. Pretende-se conhecer o navio na sua total complexidade estrutural e arquitectónica, recorrendo, para o efeito, ao levantamento exaustivo das fontes manuscritas que tratam da construção naval, ou seja, os chamados “tratados”, instrumento essencial para o estudo da construção naval em madeira, dada a sua riqueza de conteúdos, na especialidade de Naus e Galeões.

Resultado de imagem para linha de divisão

Linha de investigaçãoAntroponímia, História e Sociedade (séculos XIV- XVII).

Equipa:
Profº. Doutor Armando Luís Gomes de Carvalho Homem – Coord.

Profª. Doutora Maria Isabel Miguens de Carvalho Homem

Profº. Doutor João Luís Silva de Sousa

Dr. Carlos Manuel Simões Varelas

Profª. Doutora Maria Helena da Cruz Coelho (FLUC) – Consultora.

Objectivos: Estudo de Antroponímia Histórica e Social, criando uma base de dados de Antroponímia portuguesa, organizada por áreas geográficas bem delimitadas, partindo de estudos publicados nas últimas décadas, com transcrição documental de bens de instituições assistenciais (capelas, confrarias, hospitais) e outras (comendas, concelhos). Elaboração de estudos concernentes à população recenseada, atendendo à multiplicidade e diversidade de elementos recolhidos (estrutura onomástica, relações sociais e familiares, actividades económicas, profissões, origem geográfica, étnica e religiosa, entre outras) e caracterização histórica e social das regiões/áreas de Portugal, assente no estudo da sua antroponímia (em associação com a microtoponímia, quanto possível). A investigação tem a duração de três anos lectivos, com início no ano lectivo de 2015-2016, sendo que, na 1ª fase os estudos incidirão nas regiões do Médio Tejo e do vale do Mondego.

Resultado de imagem para linha de divisão

Linha de investigaçãoProspecções e Intervenções nas Cavidades do Nabão.

Equipa:
Doutora  – Coord. Profª. Doutora Alexandra Figueiredo – Coord.

Prof. Doutor Adolfo Silveira Martins – Coord.

Prof.ª Doutora Soledad Córhon

 

Objectivos: Este projecto de investigação surge com o objectivo de identificar e avaliar o potencial arqueológico de cavidades na região no Alto Nabão. O trabalho de prospecção tem como foco os sítios actualmente conhecidos pela associação de espeleologia “Grupo de Protecção Sicó”, na zona do Alto Nabão. O material encontrado será inventariado, e posteriormente estudado em gabinete.